quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

O crescimento das redes sociais


As redes sociais

As redes sociais constituem-se como uma forma de representação dos relacionamentos afectivos e profissionais. Através dessas redes é possível a partilha de interesses, discussões, gostos e valores que podem ser divulgados para os nossos amigos, para os nossos colegas de trabalho e para toda a gente, já que essa divulgação é feita numa plataforma global: a internet.

Existem pessoas que rezam nas diversas redes sociais, e seguidores da bíblia ou do Corão por exemplo. O caso de Márcia Regina, brasileira de Dourados, é um dos casos em que as sucessivas frases de devoção à religião vão aparecendo no seu Twitter, Márcia na sua biografia refere que “nada é mais importante do que seguir Jesus Cristo.

É sabido que o Myspace tem sido um espaço divulgador e impulsionador de novas bandas musicais e de novos músicos.

Estes sistemas procuram, na sua originalidade, a interacção social, criação de laços sociais, profissionais, associativos, entre muitos outros.

No entanto, hoje em dia, as redes sociais deixaram de ser uma ferramenta apenas para encontrar amigos. Actualmente servem para inúmeros fins, como por exemplo: petições para encontrar doadores, donativos para uma determinada associação, rezas, publicidade, divulgação de eventos, informação, entre outros.
Segundo Tiago Forjaz, citado no jornal Ionline, o sucesso “do Facebook, do Twitter, do Myspace, do Hi5, ajudam a perceber quem é quem, numa lógica muito referencial, além de permitirem uma informalidade na interacção que não existia na sociedade portuguesa".

Uma rede social tem que ser mantida em constante transformação e estratégias de dinamização, pois, o sucesso de uma rede social, pode diminuir com o ingresso de uma nova, com mais opções, ou com uma melhor apresentação. No Brasil o Orkut é das redes sociais mais utilizadas; em Portugal o Facebook destronou o Hi5.

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